De acordo com o comunicado à imprensa, o novo módulo foi testado por Ekaterina Chalysheva, que reconheceu que ele é mais adequado para um estilo de vida ativo do que sua primeira prótese, e que a prótese desenvolvida na Rússia é mais econômica do que as análogas estrangeiras.
“De fato, é um implemento mais confortável para a perna, o joelho e o pé e, uma vez colocado, você pode usá-lo imediatamente e caminhar com mais segurança”, disse Chalysheva.
Ivan Judiakov, diretor geral do Skolkovo Prosthetics and Orthopaedics Centre, disse que o módulo foi projetado para amputação de pernas altas e é instalado diretamente na prótese, sua confiabilidade é garantida por vários anos e foram usados titânio e alumínio em sua fabricação.
O módulo permite que a pessoa escolha uma velocidade confortável para caminhar, subir escadas e até mesmo praticar esportes. “Para ir à academia o máximo possível, essa prótese é adequada. Também é possível carregar algum tipo de peso”, enfatizou o especialista.
O sistema é alimentado por uma bateria de lítio, cuja carga é suficiente para quase uma semana. Até o momento, os fabricantes estão preparando seu lançamento em série e, quando tudo estiver pronto, cerca de cinco mil pessoas se beneficiarão da invenção a cada ano, concluiu Judiakov.
mem/gfa/bm