O Primeiro Distrito dessa instituição twittou na segunda-feira que uma tripulação está procurando por um “submarino de pesquisa canadense atrasado” a cerca de 900 milhas de Cape Cod. Também informou que o Centro de Coordenação de Resgate Conjunto de Halifax, operado pela Royal Canadian Air Force O guarda está auxiliando na busca com uma aeronave P8 Poseidon que possui “capacidades de detecção subaquática”.
A embarcação pertence à empresa OceanGate Expeditions, que de acordo com seu site aluga submersíveis para exploração em alto mar e anunciou recentemente que sua expedição ao Titanic seria lançada em junho.
“Os destroços do Titanic estão a cerca de 400 milhas da costa de Newfoundland. Sem torres de telefonia celular no meio do oceano, contamos com a Starlink para fornecer as comunicações de que precisamos durante a Expedição Titanic 2023 deste ano”, twittou a empresa em 14 de junho.
O submersível é capaz de transportar cinco passageiros e está em “suporte de vida” por 96 horas para uma tripulação de cinco pessoas.
O RMS Titanic, então o maior navio à tona, colidiu com um iceberg e afundou em 1912 em sua viagem inaugural, matando mais de 1.500 pessoas, segundo estimativas da época.
rgh/adr/ls