As duas últimas áreas declaradas foram Lomas de La Canoa-Cueva La Chucha e Lomas La Tasajera, informou Néstor Álvarez, subdelegado de Meio Ambiente da província de Sancti Spíritus.
O especialista do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente enfatizou que três novas áreas estão em fase de aprovação, uma das quais é o Sítio Natural Sierra de Las Damas, localizado entre os municípios de Cabaiguán e Taguasco.
Essa área tem valores cênicos e históricos, pois foi nela que o Major General Serafín Sánchez, do Exército de Libertação de Cuba, caiu em combate em 1896.
Manatí, na área do município de La Sierpe, é outra, destacou ele, assim como Hornos de Cal, que será administrada pelo Escritório do Conservador da Cidade de Sancti Spíritus.
Todos os três arquivos foram apresentados e estão em fase de aprovação, reiterou, enquanto os outros dois serão administrados pela Empresa Provincial para a Proteção da Flora e da Fauna.
Há também a possibilidade de outras três novas áreas: Rio Higuanojo, Rio Agabama e o Banco de Corais de Silvertown, e um pouco mais longe no tempo, as Areias de Sílica de Casilda, disse ele.
A área de Silvertown, localizada na costa sul do Espírito Santo (Tunas de Zaza), foi descrita por cientistas nacionais e americanos como um banco de corais único.
Ele foi identificado por uma expedição conjunta de especialistas cubanos e americanos em 2017, disse Álvarez à imprensa.
Especialistas do Centro Nacional de Áreas Protegidas e de outras instituições estão assumindo o processo de preparação do dossiê de Silvertown para ser avaliado pelo Comitê Executivo do Conselho de Ministros com o objetivo de declarar o local como área protegida.
Além disso, disse o especialista, a Reserva Ecológica Lomas de Banao pretende mudar sua categoria de gestão e elevá-la a Parque Nacional.
Lomas de la Canoa-Cueva La Chucha e Lomas de Tasajeras, localizadas em Yaguajay, são acompanhadas por Buenavista, Caguanes, Lomas de Banao, Tunas de Zaza, Lomas de Fomento, Lebrije, Jobo Rosado e Topes de Collantes, com administração e diferentes categorias de manejo.
De acordo com os dados consultados, Sancti Spíritus tem 16 áreas protegidas, 10 das quais estão sob administração.
De acordo com os relatórios, o projeto de colaboração internacional Conectando Paisajes (Conectando Paisagens) contribuiu para a proteção da biodiversidade da flora e da fauna, bem como para a conservação do solo.
Enquanto isso, o município de Yaguajay, no norte do país, é um dos quatro beneficiários do projeto internacional Construindo resiliência costeira em Cuba por meio de soluções naturais para adaptação às mudanças climáticas, conhecido como Resiliência Costeira.
ro/mpg/glmv