Em entrevista coletiva, Álvarez explicou que o evento será realizado no balneário de Varadero no Hotel Meliá Internacional,
A responsável explicou que Cuba acolherá pela terceira vez o congresso da Cocal, entidade à qual pertence desde 1980 e que ocupou a presidência por duas vezes.
O principal objetivo da organização, explicou, é a formação e profissionalização do setor para formar uma rede de profissionais que facilite o networking, a transformação, a inclusão e o desenvolvimento profissional.
Para Cuba, sublinhou, é de grande importância o desenvolvimento deste evento, que vai reforçar o posicionamento do destino enquanto entidade preparada para a organização e realização de congressos e encontros na região, segmento que constitui estratégia e prioridade do turismo em Cuba.
A nação caribenha conta com profissionais, infra-estrutura hoteleira e não hoteleira, além de tecnologia e acessibilidade para atender aos mais exigentes requisitos deste mercado, enfatizou.
Por sua vez, a chefe do departamento de Eventos da pasta de Turismo, Yanet de Armas, explicou que estão inscritos representantes da República Dominicana, México, Panamá, Porto Rico, Argentina, Colômbia, Guatemala, Espanha, Estados Unidos, Brasil, Honduras e Cuba.
A Cocal 2023 será um evento chave para a indústria de eventos na América Latina, um espaço para líderes e profissionais representantes de hotéis, destinos turísticos, escritórios de turismo e companhias aéreas de vários países da América Latina dialogarem e colaborarem em projetos futuros.
Paralelamente, será realizado no Centro de Convenções Plaza América, no mesmo balneário, o Fórum de jovens estudantes de vários países, evento que permitirá intercâmbio e capacitação profissional no país.
mgt/tdd/sg