Lançamos a cooperação com os países latino-americanos e iniciamos a exportação de petróleo cru e condensado de gás, assim como a construção de refinarias offshore’, disse Oyi.
O chefe do petróleo persa disse que bons contratos foram assinados com a Venezuela no setor de energia e observou que Teerã exportou para Caracas mais de 2 mil 800 produtos e ferramentas relacionados ao setor de petróleo e gás.
Oyi explicou que, na Venezuela, devido às sanções impostas pelos Estados Unidos, grande parte de sua capacidade de produção e refino permaneceu estagnada.
O alto funcionário iraniano disse que, devido à alta taxa de inflação na Venezuela, não há pagamento financeiro entre Teerã e Caracas, mas todos os contratos são feitos na forma de envio de mercadorias.
Em Cuba, a mesma coisa foi seguida, ou seja, foram feitos acordos para o envio de petróleo com medicamentos, vacinas e ferramentas médicas sob o controle e a supervisão do Ministério da Saúde iraniano”, disse Oyi.
Ele explicou que, no setor de energia, as autoridades persas também fecharam acordos para restabelecer a capacidade das refinarias em Cuba.
rgh/ynr/glmv