O presidente cubano foi recebido por Vucic no Palácio da Sérvia com honras militares correspondentes à sua alta investidura.
Após o encontro, Díaz-Canel Bermúdez qualificou o encontro como muito proveitoso, destacando a honra de estar na capital sérvia e respondendo ao convite feito pelo presidente.
“No fraterno encontro com o Presidente Vucic, reafirmamos a vontade de continuar fortalecendo os laços históricos de amizade e cooperação que unem Cuba e a Sérvia e constatamos com satisfação o excelente estado das relações políticas entre os dois países”, indicou.
“Concluiremos nossa visita com grande otimismo quanto ao futuro das relações entre os dois países, e com absoluta confiança de que continuarão se fortalecendo e se expandindo para o bem de ambos os povos”, disse o presidente cubano.
Por sua vez, o líder sérvio expressou seu orgulho com a visita do presidente da ilha, porque os sérvios amam os cubanos.
“Somos países independentes, soberanos, e no coração da Europa Cuba tem um povo que os apoia”, enfatizou Vucic.
O presidente também explicou que durante as conversações se falou em fortalecer a colaboração em setores como saúde, turismo, biotecnologia, agricultura, esportes, e agradeceu a Cuba por seu apoio à integridade territorial da Sérvia.
Díaz-Canel Bermúdez está em uma turnê europeia que já o levou à Itália e à Santa Sé, e seguirá pela França.
Como parte de seu programa de trabalho, o chefe de Estado cubano se reuniu na Itália com seu homólogo, Sergio Mattarella, empresários, bem como com Qu Dongyu, diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.
O presidente também foi recebido pelo Papa Francisco, na Santa Sé, com quem abordou as históricas relações bilaterais, a colaboração entre os dois Estados e a importância de promover sempre o bem comum.
Díaz-Canel Bermúdez também participará da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global a ser realizada em Paris nos dias 22 e 23 de junho como presidente do G77 + China.
mem/amp/cm