Para o último dia, serão expostos elementos das novas tendências econômicas em Cuba, como o aumento de empresas privadas e seu vínculo turístico.
Assim, entra em pauta a palestra Transformação Digital em Cuba, desde o Comércio Eletrônico e os Sistemas de Distribuição de Serviços Turísticos até o Turismo 4.0, do diretor geral da empresa Guajiritos S.R.L, Miguel Jorge Menéndez.
Por sua vez, pretendem realizar o painel Desafios da integração jornalística, liderado por representantes da Colômbia e do Uruguai.
O evento, organizado regularmente no Instituto Internacional de Jornalismo José Martí (IIPJM) em Havana, de 19 a 23 de junho, será completado com visitas a locais de interesse desta capital e uma visita ao balneário de Varadero.
Este seminário insere-se nas comemorações dos 40 anos do IIPJM que decorrerão no próximo dia 17 de outubro.
Tal encontro ocorre todos os anos e a cada edição aumenta o número de especialistas (Panamá, México, Colômbia, Peru, Uruguai, Argentina, Equador, Canadá, Estados Unidos e Cuba).
Durante o evento são abordadas principalmente as tendências atuais do turismo a nível mundial e em particular em Cuba. Este país ambiciona fechar este ano com atenção aos 3,5 milhões de visitantes estrangeiros.
Antes da pandemia de Covid-19, o arquipélago recebia mais de quatro milhões de visitantes por ano.
As autoridades mantêm um plano de investimento hoteleiro que anunciaram estar a decorrer a bom ritmo, estando neste momento cerca de 300 hotéis, sobretudo de quatro e cinco estrelas, distribuídos pela ilha (mais de 70 mil quartos).
oda/rfc / fav