A ação, durante a qual velas em forma de estrela e datas memoráveis de 1941-45 foram colocadas em frente ao memorial, contou com a presença de representantes da embaixada da Federação Russa e de vários moradores simpáticos de Berlim.
O evento, denominado Candle of Remembrance (Vela da Lembrança), foi iniciado pela organização Berliner Freunde der Völker Rußlands (Freguesia dos Holandeses de Berlim).
Cerimônias semelhantes serão realizadas em várias outras cidades alemãs.
No início da manhã de 22 de junho de 1941, sem declarar guerra, a Alemanha fascista atacou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), infligindo um golpe maciço em instalações militares e estratégicas e em várias cidades.
Assim começou a Grande Guerra Patriótica, que durou 1.418 dias e noites e na qual a URSS perdeu cerca de 27 milhões de pessoas.
Em uma guerra sangrenta e difícil, o povo soviético fez uma contribuição decisiva para a libertação dos povos da Europa do domínio fascista e para a derrota das tropas nazistas.
Nesse dia, muitos países baixam suas bandeiras nacionais a meio mastro e realizam vários eventos comemorativos com o acendimento de velas e a colocação de flores em monumentos e memoriais.
mem/amp/bm