5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Brasil: Parlamentares ouvem homem condenado por tentar detonar bomba

Brasil: Parlamentares ouvem homem condenado por tentar detonar bomba

Brasília, 22 jun (Prensa Latina) A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos atos do golpe de 8 de janeiro ouve hoje George Washington de Oliveira Sousa, condenado por tentar detonar uma bomba perto do aeroporto de Brasília em dezembro.

O empresário, que cumpre pena de nove anos e quatro meses de prisão, tentou explodir um caminhão-pipa na noite de Natal. O dispositivo foi ativado, mas não explodiu devido a falhas técnicas.

A diretoria abriu a rodada de depoimentos nesta terça-feira com o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques.

Os parlamentares também devem ouvir nesta quinta-feira o perito Valdir Pires Dantas Filho, da Polícia Civil do Distrito Federal (DF), que atuou na investigação da tentativa de atentado.

Além dos atos golpistas de 8 de janeiro nesta capital, o plano de trabalho do TPI prevê a apuração de episódios anteriores.

Todos foram citados como testemunhas, ou seja, são obrigados a comparecer perante o colégio legislativo.

Em caso de ausência, podem ser sujeitos a condução coercitiva. Apenas os sujeitos investigados têm o direito de não participar.

O TPI aprovou na semana passada a convocação para que se declarem aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nesse sentido, citou o tenente-coronel Mauro Cid, ex-assistente da ordem de Bolsonaro, e Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF.

No entanto, a diretoria decidiu por enquanto não convocar o general Marco Edson Gonçalves Días, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), e Ricardo Cappelli, secretário-executivo daquele órgão.

Outros nomes relacionados ao ex-presidente também tiveram convocação aprovada, como o general Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Defesa e ex-candidato à vice-presidência, e Augusto Heleno, ex-ministro-chefe do GSI.

Além disso, Bolsonaro é alvo de pedido de citação, mas, por acordo, não foi citado nesta primeira reunião do grupo.

O colegiado também solicita o envio de arquivos e imagens, internas e externas da data, do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF), dos palácios do Planalto (sede do Poder Executivo) e do Itamaraty (da chancelaria) e o Ministério da Justiça.

Radicais partidários de Bolsonaro receberam a ordem no dia 8 de janeiro e quase sete mil (apropriando-se da cor amarela da bandeira) invadiram e saquearam as dependências do Congresso Nacional, do STF e do Planalto.

A Procuradoria-Geral da República denunciou criminalmente 1.390 pessoas por crimes diversos, como crimes de extinção violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bens especialmente protegidos.

mem/ocs/jd

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES