O juiz está sob escrutínio após um relatório da ProPublica que revelou uma viagem de pesca cara e não relatada anteriormente feita há 15 anos com um proeminente doador conservador, a quem o magistrado mais tarde favoreceu em uma decisão.
Segundo a investigação, Alito voou no jato particular do bilionário Paul Singer em 2008 em uma viagem que incluía hospedagem e alimentação no caro King Salmon Lodge, no Alasca.
Ele denunciou a reportagem de que o magnata tinha ligações com pessoas jurídicas que posteriormente entraram com processos no Supremo e venceram com o apoio do juiz.
O relatório surge em meio a discussões em andamento centradas na política da Suprema Corte sobre divulgação de presentes e pedidos de legisladores por uma reforma ética na mais alta corte do país.
No início deste ano, outra investigação da ProPublica levantou preocupações sobre o comportamento do juiz Clarence Thomas, que aceitou férias luxuosas e outras regalias financiadas pelo mega donante republicano Harlan Crow.
Separadamente, uma análise do Político descobriu que um escritório de advocacia que trouxe quase duas dúzias de casos perante o Tribunal tinha negócios imobiliários com o juiz Neil Gorsuch.
Além disso, de acordo com um relatório publicado pelo Business Insider, Jane Sullivan Roberts, esposa do presidente da Suprema Corte John Roberts, ganhou mais de US$10 milhões em comissões ao longo de sete anos por seu trabalho como headhunter, dos quais, pelo menos um, defendeu um caso perante o Supremo Tribunal.
A sócia da desembargadora ganhou o dinheiro entre 2007 e 2014, depois de ter aceitado um emprego no escritório, e dois anos depois de sua companheira ser confirmada no cargo, segundo a reportagem.
Após as recentes alegações contra ele, Alito se recusou a comentar, em vez disso, criticou as reportagens do veículo, mesmo antes da publicação, em um artigo de opinião do Wall Street Journal intitulado “ProPublica engana seus leitores”.
O senador democrata Sheldon Whitehouse, um defensor da elaboração de legislação para aumentar os regulamentos de ética para os membros da Suprema Corte, disse que as desculpas do juiz antes da denúncia ser aberta apenas aumentaram suas preocupações.
“Isso só está piorando”, ele twittou.
Além disso, o deputado Ted Lieu disse que os americanos podem estar se perguntando com razão se a Suprema Corte se tornou uma fossa de corrupção devido a violações flagrantes de regras éticas e provavelmente da lei pelos juízes.
jf/se/hb