Nas províncias de Pinar del Río, Villa Clara e Holguín, já está em andamento um conjunto de novas ações destinadas a mudar o processo de entrada de uma abordagem totalmente nacional para uma de maior participação territorial, informou o MES em um comunicado.
Os programas de graduação propostos para serem gerenciados em nível provincial são todos os de Ciências Médicas, Ciências Pedagógicas, Engenharia Agrícola, Contabilidade e Finanças, Engenharia da Computação, Direito, Engenharia Industrial e Gestão Sociocultural para o Desenvolvimento e um grupo de programas de treinamento para Técnicos Superiores.
René Sánchez, diretor de Admissões e Colocação de Emprego do MES, disse ao jornal Granma que a mudança de gerenciamento não afetará a organização do sistema de exames.
Ele especificou que o objetivo das novas medidas é contribuir para atender, de forma mais direta, às necessidades de mão de obra qualificada nas demarcações da ilha.
Este ano, 115.327 vagas serão oferecidas no país caribenho para admissão ao ensino superior, distribuídas em três modalidades de estudo.
jf/mks/bm