As chuvas intensas provocaram inundações em vários pontos da capital e o transbordamento de alguns canais de localidades vizinhas, sendo que as previsões indicam que as chuvas se prolongarão até sábado.
Diante dessa situação, as autoridades decidiram, em princípio, fechar os centros educacionais em vários níveis, desde creches, jardins de infância, escolas e colégios nas comunas de San José de Maipo, La Florida, Puente Alto, La Pintana e Pirque.
Aderiu também a esta medida um conjunto de estabelecimentos de ensino de outras localidades que fazem parte do sistema municipal, embora mantenham as portas abertas para oferecer serviços de alimentação aos alunos que o desejem.
Até a madrugada desta quinta-feira, 175 milímetros de chuva acumulada na Região Metropolitana e o rio Mapocho, que atravessa o território desde a Cordilheira dos Andes até o Oceano Pacífico, aumentaram significativamente sua vazão.
O Serviço Nacional de Prevenção e Redução de Desastres alertou que até 500 milímetros de chuva podem cair na região de Ñuble a partir de hoje, sexta-feira.
A entidade emitiu um alerta precoce nas 21 comunas daquela zona centro-sul devido ao risco de inundações e deslizamentos de terra.
lam/car/eam/ls