Atribuíram as quedas aos temores entre os investidores de uma continuação dos aumentos das taxas de juros, depois que o Banco da Inglaterra elevou as taxas de juros na quinta-feira em meio ponto percentual, mais do que o esperado, enquanto instituições similares na Noruega e na Suíça também aumentaram suas taxas.
Eles também foram associados às declarações feitas esta semana pelo presidente do Federal Reserve (Fed) dos EUA, Jerome Powell, que disse que o Fed adotará dois cortes nas taxas até o final do ano.
Na sexta-feira, o preço do petróleo bruto Texas Intermediate (WTI) contraiu 35 centavos, ou 0,5 porcento, no mercado de Nova York e terminou negociado a US$ 69,16 por barril.
O petróleo bruto Brent do Mar do Norte fechou em queda de 29 centavos, ou 0,3 porcento, no mercado de Londres, estabelecendo-se em US$ 73,85 no final das negociações.
Tanto o WTI quanto o Brent, os petróleos de referência em seus respectivos mercados, mantiveram notáveis flutuações em seus preços, que ainda não recuperaram os altos níveis alcançados no ano passado, de mais de 100 dólares por barril.
De acordo com os traders, ambos os benchmarks acumularam perdas de 3,5 porcento nesta semana, em um momento em que há temores de que novos aumentos nas taxas reduzam a demanda, apesar dos sinais de oferta restrita, incluindo estoques menores de ouro negro nos Estados Unidos.
rgh/rs/glmv