5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuela e Cuba reafirmam laços de amizade

Venezuela e Cuba reafirmam laços de amizade

Caracas, 23 jun (Prensa Latina) Venezuela e Cuba reafirmaram em Caracas os laços de amizade que unem ambas as revoluções, informou hoje o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

Em seu site, a organização política informou sobre uma reunião realizada no dia anterior entre o primeiro vice-presidente do PSUV, Diosdado Cabello, e o embaixador da ilha em Caracas, Dagoberto Rodríguez.

O texto indicava que o líder do partido venezuelano estava acompanhado de sua esposa e deputada Marleny Contreras, e de membros da liderança nacional da chamada bandeira vermelha, como Nicolás Ernesto Maduro Guerra, Pedro Infante, Iris Varela, Erika Farías, José Alejandro Terán e Fidel Ernesto Vásquez.

O embaixador de Havana estava acompanhado de sua esposa, Marisabel de Miguel Fernández; do ministro conselheiro Luis García, entre outros funcionários da missão diplomática.

A nota destacou a irmandade histórica entre os dois países e lembrou o discurso do herói nacional cubano José Martí em 28 de outubro de 1893, quando, diante da sociedade literária hispano-americana, ele homenageou o libertado Simón Bolívar perguntando: “Para onde irá Bolívar? Para o respeito do mundo e a ternura dos americanos!

Ele mencionou as campanhas de apoio aos rebeldes da Sierra Maestra na década de 1950 com o slogan de um Bolívar para a Revolução, e que teve seu renascimento em 14 de dezembro de 1994, quando o jovem Comandante Hugo Chávez (1954-2013) foi recebido em Havana pelo líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro.

Aquele abraço na laje do Aeroporto Internacional José Martí, segundo ele, “marcou a irmandade de dois gigantes”, que mais tarde se consolidaria com a ascensão da Revolução Bolivariana ao poder.

O texto expressava que “irmanadas e com a firmeza de ambos os povos” e em união indissolúvel, as duas nações enfrentaram o ataque do imperialismo e de seus lacaios, que viam nessas revoluções um perigo para seus interesses hegemônicos.

Essa história de unidade, enfatizou o PSUV, continua a crescer com a força de dois povos que decidiram ser livres e, sob a liderança do presidente Nicolás Maduro e de seu colega cubano, Miguel Díaz-Canel, continuam a trilhar o caminho da Pátria Grande, conforme indicado por Fidel e Chávez.

rgh/jcd/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES