Registou-se uma maior estabilidade na entrega de fertilizantes e combustíveis aos agricultores e, além disso, as condições climatéricas foram favoráveis, o que contribuiu para um aumento significativo da produção deste cereal, disse o ministro.
Ele especificou que os camponeses já entregaram quase meio milhão de toneladas aos centros estaduais e que a quantia neste ano vai garantir um bom percentual da necessidade local e reduzir as importações.
O governo sírio aprovou um pacote de medidas com o objetivo de impulsionar o plantio e a produção de trigo e apoiar os agricultores desse cereal, considerado o principal alimento da população.
Antes da guerra em 2011, a nação levantina produzia quantidades suficientes para consumo próprio e exportação.
A produção caiu de cinco milhões de toneladas para pouco mais de um milhão devido à retirada de quase um milhão de hectares do plano por estarem em áreas ocupadas por forças norte-americanas que Damasco acusa de saquear esta riqueza agrícola.
O Estado se vê obrigado a importar, principalmente da Rússia, em meio a muitas dificuldades decorrentes do bloqueio econômico e sanções dos Estados Unidos e seus aliados ocidentais.
rgh/fm/dnsa