O rol eleitoral é composto por 9.361.068 pessoas, que irão às urnas para eleger um novo presidente, vice-presidente, 160 deputados ao Congresso, 20 ao Parlamento Centro-Americano e 340 prefeitos municipais para o período 2024-2028 . Entre as 07:00 e as 17:00 horas locais, estarão abertas as 24.427 mesas distribuídas em 3.837 centros nos 22 departamentos deste território centro-americano.
No total, 90.708 guatemaltecos são convidados a participar, apenas com a cédula dos pré-selecionados à presidência, em 33 centros de votação instalados em 15 cidades dos Estados Unidos.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) utilizará um sistema informatizado de Transmissão de Resultados Preliminares (TREP), cujos processos de aquisição e simulação receberam diversas críticas.
Essa entidade, apesar do questionamento de várias forças políticas, recentemente endossou com algum atraso o uso de um sistema alternativo de contagem de votos comprados pelas Juntas Eleitorais do Distrito Central e do departamento da Guatemala.
O TSE divulgará os resultados preliminares a partir das 21h, horário local, e as audiências de instrução estão marcadas para os dias 26 a 30 de junho. Cerca de 42.363 uniformizados da Polícia Nacional e 25.699 militares do Exército se unirão pela primeira vez à segurança em questões eleitorais, enquanto o Ministério do Interior analisou 20 municípios de alto risco, que serão priorizados para o envio de equipes de segurança.
O processo, que deu luz verde às campanhas em 27 de março, arrasta denúncias de diferentes entidades locais e internacionais por notórias irregularidades, como a exclusão de três candidatos à presidência.
Um total de 20 missões de observação e acompanhamento (10 nacionais e nove estrangeiras) serão distribuídas por todo o país, o maior número da história democrática, destacou o TSE.
Apesar do número inédito de propostas para o cargo mais alto do Estado, a ex-primeira-dama Sandra Torres, do partido União Nacional da Esperança, Edmont Mulet (Cabal) e Zury Ríos, do Unión-Unionista, lideraram a intenção de votos, segundo pesquisa da ProDatos divulgada na última quinta-feira.
Se algum dos candidatos não obtiver 50 por cento mais um dos votos, haverá um segundo turno no domingo, 20 de agosto, no qual os dois pares com a maioria dos votos na primeira data serão 7.
mem/znc/hb