No que diz respeito às armas de longo alcance, posso mais uma vez assegurar-vos que mantemos uma política discreta a este respeito e não temos qualquer receio da intenção de a alterar, comentou o Ministro da Defesa numa conferência de imprensa em Vilnius, aqui reproduzida.
Em maio passado, o governo ucraniano pediu a este país o fornecimento de mísseis alados Taurus, com alcance de 500 quilômetros.
Dez anos atrás, a Alemanha comprou 600 foguetes Taurus, dos quais cerca de 160 permanecem funcionais, informou o diário Frankfurter Allegemeine Sonnatagszeitung.
O míssil mencionado é considerado o análogo do foguete US Shadow Storm, frequentemente usado pelas forças ucranianas para atacar posições de tropas russas e cidades russas perto da fronteira entre os dois estados.
A Rússia iniciou em 24 de fevereiro do ano passado uma operação militar na Ucrânia ordenada pelo presidente Vladimir Putin para proteger a população da região rebelde de Donbass, bem como desmilitarizar e desnazificar aquele país vizinho.
Na época, o governo do chanceler federal Olaf Scholz se recusou a enviar tanques para Kiev, mas acabou concordando em entregar uma centena de Leopards e Leopard-2s, vários dos quais já foram destruídos pelas tropas russas durante uma contra-ofensiva ucraniana.
ro/to/jd