O ministro etíope de Água e Energia, Sultan Wali, o ministro conselheiro para Assuntos Econômicos e Comerciais da Embaixada da China neste país, Yang Yihang, e o representante residente adjunto do PNUD em Adis Abeba, Cleophas Torori, rubricaram o documento centrado na produção de biogás, biomassa e energia solar.
Wali revelou que o acordo permite o desenvolvimento de energia renovável na Universidade Walayta Sodo e em seus arredores (região de South Eastern Towns), escolas primárias na cidade de Harar e na região de Amhara (norte).
Ele disse que, conforme acordado, eles trabalharão para estabelecer um centro de pesquisa para o setor e capacitação da equipe da instituição.
Yihang reiterou a disposição de Pequim em apoiar os esforços para melhorar a vida dos etíopes por meio do desenvolvimento de energia renovável, bem como outras áreas de cooperação com a África para evitar as mudanças climáticas.
Ele enfatizou que o acordo tripartite para estabelecer um centro de pesquisa é uma pedra angular para impulsionar o desenvolvimento do setor de energia.
Torori, por sua vez, disse que a expansão do desenvolvimento de tais opções de fontes de energia é de grande benefício no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de uma economia verde.
ro/nmr/glmv