Addis Abeba, 27 jun (Prensa Latina) Falar de educação significa falar do futuro e a Organização de Cooperação Educacional (OCE) é uma instituição internacional para o desenvolvimento através da educação, afirmou hoje uma fonte oficial.
O Sheikh Manssour Bin Mussallam, Secretário Geral da OCE, ao discursar na primeira sessão extraordinária da Assembleia Geral na Etiópia, enfatizou a necessidade de uma educação que reconheça nossas culturas, raízes, necessidades e humanidade diante dos novos desafios.
Mussallam destacou que o processo educacional não pode ser apenas uma troca de informações, mas um processo adaptado às demandas do planeta, aos interesses de cada indivíduo, equilibrado e mais solidário.
“Para nós, não se trata de uma agenda comum, mas de um destino comum”, disse ele, referindo-se ao multilateralismo que a organização promove entre seus Estados membros e membros associados.
Ele revelou que, como organização, eles têm muitos sonhos e que trabalharão para realizá-los, apesar dos obstáculos no caminho, porque precisam de uma educação mais parecida com a da sociedade atual.
A sessão extraordinária também foi presidida pelo Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Relações Exteriores da Etiópia e Presidente da Assembleia, Demeke Mekonnen, com representantes do Togo, Moçambique, Comores, Gâmbia, Costa do Marfim, Nicarágua, Uganda e Zimbábue.
Da mesma forma, Iêmen, Botsuana, Camboja, Burundi e Tunísia participaram do evento no Skylight Hotel, na capital, sob o tema “Construindo um sistema multilateral revitalizado baseado em igualdade, equidade e solidariedade”.
Essa sessão extraordinária ocorrerá até amanhã e discutirá as decisões institucionais e administrativas, bem como o nome da organização antes da reunião de cúpula de alto nível programada para 29 e 30 de junho.
lam/nmr/bm