Também o desconto nos transportes públicos que, à semelhança da redução do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) sobre determinados alimentos, se manterá até ao próximo dia 31 de dezembro.
Em sua reunião semanal, o governo de esquerda, liderado por Pedro Sánchez, também anunciou a suspensão dos despejos de famílias vulneráveis e das ações de apoio aos atingidos pelo vulcão La Palma, nas Ilhas Canárias.
Além disso, o bônus de combustível para transportadores, agricultores e pescadores e o auxílio à indústria eletrointensiva foram prorrogados até o final do ano.
O Executivo, que integra a maioria Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) e a aliança Unidas Podemos (Esquerda Unida e Podemos), destacou que se trata do sétimo pacote anticrise, no valor de 8,9 bilhões de euros para o segundo semestre de 2023.
As medidas foram adotadas por Real Decreto-Lei em resposta às consequências econômicas e sociais do conflito na Ucrânia.
Em torno das reduções do IVA de 4,0 para 0 por %, aponta para as necessidades básicas (pão, ovos, frutas e legumes) e de 10 para 5,0 % nos restantes artigos básicos, como massas e óleos.
Nas Ilhas Canárias e nas Ilhas Baleares, o transporte público será gratuito para usuários recorrentes ao longo de 2023.
O Governo também estende até o final de 2023 o preço máximo de venda do botijão de butano de 19,55 euros, estabelecido em junho do ano passado, devido ao fato de os preços internacionais dos gases liquefeitos de petróleo (GLP) terem um caráter altamente sazonal, tornando-se mais caros nos meses de inverno.
O Real decreto-lei, por outro lado, ratifica o apoio à reconstrução da ilha de La Palma, com a prorrogação até final deste ano do adiamento do pagamento das contribuições para a Segurança Social, das prestações por cessação de atividade para os trabalhadores independentes e o ERTE (subsídio de desemprego) associado ao impacto da erupção vulcânica.
As iniciativas incluem ainda apoio a famílias com crédito à habitação; facilidades para aquisição de veículos elétricos e seus insumos; e é introduzido o direito ao esquecimento do câncer, que declara nulas todas as
cláusulas baseadas em histórico de câncer que discriminem na contratação de produtos ou serviços e impeça que o histórico de câncer do segurado seja considerado.
O Governo aprova novos critérios ambientais e de gestão do tráfego
no processo de atribuição de licenças, que estarão relacionados com o cumprimento de critérios de melhoria da qualidade do ar e redução das emissões.
mgt/ft/ls