Esse financiamento supera a versão 2022-2023, lançada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o portal Poder360, o programa também é um aceno para o poderoso setor rural que não é tão amigo do ex-líder operário e andou de mãos dadas com Bolsonaro em seu governo (2019-2022).
Ao participar da solenidade de anúncio do plano, Lula afirmou que tem certeza de que a cada ano fará planos melhores do que os anteriores.
“Se ilude quem pensa que o governo pensa ideologicamente quando vai tratar do Plano Zafra. Se ilude quem pensa que o governo vai fazer mais ou menos porque tem problemas ou não com o agronegócio brasileiro”, ele esclareceu.
Ele insistiu que “chefe de governo responsável não age assim. Chefe de governo responsável não tem a mesquinhez de insultar e instilar ódio entre as pessoas. Este país só vai funcionar se todos ganharem”, afirmou.
Na sua intervenção, o chefe de Estado afirmou ainda que o país está a deixar os interesses pessoais para os coletivos.
“Aqui não há crianças. Todos aqui são adultos e sabem o que aconteceu neste país. Este país não tem vocação para o autoritarismo. Este país não tem vocação para voltar a ter uma ditadura”, sublinhou.
Quem quer estabelecer uma ditadura vai para outro lugar. “Neste país, aprendemos a amar a democracia. E a democracia é a convivência na diversidade”, afirmou.
Para Lula, “somos obrigados a nos respeitar. Somos obrigados a nos tratar da maneira mais civilizada”.
Da mesma forma, o extortor mecânico anunciou que o país tem 30 milhões de hectares de terras degradadas que o Governo pretende recuperar para colaborar na luta contra as alterações climáticas, sem prejudicar a natureza.
“Nenhum cidadão tem o direito, em nome de madeireiros ou fazendeiros, de derrubar uma árvore que tem 300 anos e que foi um presente para toda a humanidade”, alertou.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o novo Plano Zafra visa estimular a produção sustentável de alimentos e a agricultura com baixa emissão de carbono.
A maior parte do valor deve ser destinada a sufrágio e comercialização, e uma parcela menor deve ser destinada a investimentos.
rgh/ocs/ls