A iniciativa faz parte do projeto de Governança Local e Desenvolvimento Territorial promovido pelas autoridades e analisa, entre outras questões, as dificuldades encontradas no serviço público e nas autoridades locais.
O primeiro-ministro Ariel Henry, que também é chefe do Ministério do Interior e das Coletividades Territoriais, disse no dia anterior que as discussões levariam a uma reforma bem-sucedida do serviço público local e prometeu tomar as medidas necessárias para o funcionamento adequado do serviço público local.
O projeto de Governança Local e Desenvolvimento Territorial tem como objetivo garantir que todas as mulheres e homens das comunidades urbanas e rurais do país tenham acesso a serviços básicos decentes e meios de subsistência diversificados, disse Henry, e anunciou que seriam feitas alterações no final do workshop.
Também se comprometeu a trabalhar em conjunto para tornar a reforma do serviço público local uma realidade tangível e ajudar o Haiti a finalmente alcançar o desenvolvimento local.
O workshop deve terminar na terça-feira e tem como objetivo tornar o serviço público local a base sobre a qual se assenta o desenvolvimento dos municípios e das seções comunitárias, disse o chefe de governo.
lam/ane/bm