A representação do CTC homenageou nesta quarta-feira o herói da independência vietnamita, Ho Chi Minh, no Mausoléu aqui erguido em sua memória, antes de se deslocar à província de Can Tho, onde vão conversar com dirigentes sindicais e membros do partido da território e conhecerão uma empresa agrícola de alta tecnologia.
Guilarte e os seus companheiros chegaram a esta capital na véspera e iniciaram o programa de atividades com dois encontros com os presidentes da Assembleia Nacional (Parlamento), Vuong Dinh Hue, e da Confederação Geral do Trabalho do Vietnã (CGTV), Nguyen Dinh Khang.
Dinh Hue reiterou o apoio invariável a Cuba do Partido Comunista Vietnamita, do Estado e do povo, e a disposição de trocar experiências na construção e desenvolvimento nacional, além de incentivar suas empresas a intensificar os investimentos na nação caribenha.
Ele também recordou a bem-sucedida visita realizada em abril passado à ilha, durante a qual proferiu um discurso na sessão extraordinária da recém-constituída Assembleia Nacional do Poder Popular e se reuniu com os principais dirigentes do Partido, do Estado e do Parlamento cubano.
O membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba, por sua vez, explicou a Dinh Hue as estratégias e políticas para cumprir a Resolução do VIII Congresso Nacional dessa organização, as prioridades para atualizar o modelo de desenvolvimento econômico e social, bem como seu programa de trabalho no Vietnã.
Guilarte e os seus companheiros falaram também ontem com o responsável da CGTV, Nguyen Dinh Khang, que manifestou a sua profunda convicção de que esta visita vai contribuir para consolidar e fortalecer ainda mais as relações de tradicional amizade, especial solidariedade e fraternidade entre os sindicatos e trabalhadores dos dois países.
Ele também disse que compartilha as dificuldades enfrentadas pelo povo cubano como resultado do bloqueio econômico, financeiro e comercial dos Estados Unidos, os impactos negativos da pandemia de Covid-19 e os danos causados por desastres naturais.
Dinh Khang também partilhou a sua experiência na atribuição de terras a agricultores, na transformação de negócios e na criação de condições para que empresas privadas participem no desenvolvimento da economia. Propôs ainda promover o intercâmbio de práticas na área da negociação coletiva, desenvolvimento da filiação sindical, formação e reforço de capacidades dos dirigentes sindicais, entre outros.
A delegação do CTC também foi recebida nesta terça-feira pelo membro do Bureau Político do Partido Comunista do Vietnã e chefe de sua Comissão de Organização, Truong Thi Mai, que agradeceu a Cuba o inestimável apoio prestado a seu país durante a luta pela independência.
oda/mpm/cm