Este evento é considerado aqui uma vitória sobre aqueles que, ao esconder os cadáveres de Che e seus companheiros de armas na ação boliviana, tentaram silenciar o exemplo de rebeldia da Revolução Cubana e uma demonstração de lealdade e gratidão pelo sacrifício do conhecido aqui como Guerrilheiro Heróico.
Nas investigações que levaram à descoberta participaram geólogos, antropólogos forenses, biólogos, geofísicos, historiadores e outros estudiosos das ciências sociais desta nação, com o apoio de especialistas estrangeiros e cerca de 15 instituições nacionais.
O trabalho de quase dois anos no terreno, iniciado em 1995, permitiu encontrar os ossos enterrados clandestinamente por seus carrascos na parte antiga da pista de pouso de Vallegrande, cidade boliviana a 240 quilômetros de Santa Cruz.
A árdua tarefa, liderada pelo Doutor em Ciências Médicas Jorge González, então diretor do Instituto de Medicina Legal de Havana, teve que ser realizada rapidamente devido às pressões daqueles que tentaram impedi-la.
Um dia depois que o governo boliviano deu aos cubanos 48 horas para terminar, a descoberta foi feita.
Na manhã de sábado, 28 de junho de 1997, sete ossos humanos foram encontrados em uma vala comum, um dos quais estava sem as mãos.
Foram encontradas partes da jaqueta verde-oliva de Che e pedaços do cinto de couro que ele usava no dia em que foi assassinado, lembrou González sobre o ocorrido.
Outras evidências, como a proeminência do crânio e a ausência do molar superior esquerdo, dissipavam as dúvidas. O estudo de DNA posterior confirmou que era o comandante Guevara, disse o especialista em entrevista ao jornal Granma.
A descoberta foi interpretada na ilha como um feito que evidenciou a capacidade científica desta nação antilhana e o compromisso de seus especialistas com o país.
Toda uma geração de cubanos ficou marcada pelas imagens da chegada dos caixões ao aeroporto militar de San Antonio de los Baños e sua posterior transferência para o mausoléu da cidade de Santa Clara, no centro de Cuba, onde Che lutou contra um dos mais poderosos importantes batalhas da guerra de libertação.
Milhões de pessoas visitaram a instalação, que também abriga documentos, fotos e peças históricas relacionadas à vida e obra de Guevara.
npg/evm/cm