Os alertas de poluição cobrem partes do Centro-Oeste, incluindo os estados de Iowa, Illinois, Wisconsin, Michigan e Indiana, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.
Avisos também foram emitidos para certas áreas da Pensilvânia e Nova York, enquanto algumas agências governamentais pediram aos moradores que limitassem seu tempo ao ar livre devido à poluição, que também afeta as condições de visibilidade.
Um modelo de previsão conduzido pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica previu ainda que a fumaça da superfície viajará para o leste durante o dia, cobrindo Pittsburgh, Raleigh, Carolina do Norte e outras cidades.
Chicago, Illinois, teve a pior qualidade do ar do mundo durante a noite, de acordo com o IQAir.com, um serviço de rastreamento.
O índice da cidade caiu na categoria “muito insalubre” para todas as faixas etárias, e o prefeito Brandon Johnson disse que a situação está sendo monitorada cuidadosamente e que as precauções estão sendo tomadas.
“Recomendamos que crianças, adolescentes, idosos, pacientes com doenças cardíacas ou pulmonares e mulheres grávidas evitem atividades extenuantes e limitem seu tempo ao ar livre”, disse ele.
Da mesma forma, o prefeito de Nova York, Eric Adams, pediu o uso de máscaras para minimizar os riscos e evitar a realização de atividades que exijam a permanência ao ar livre devido às condições adversas que devem afetar aquela região ao longo deste dia.
As autoridades de saúde de Ohio se juntaram às de outros estados para alertar os residentes a tomarem precauções devido aos efeitos nocivos de um ambiente insalubre.
“É a segunda vez em três semanas que a fumaça dos incêndios florestais do Canadá que se deslocam para o sul causa problemas de qualidade do ar em Ohio”, disse Bruce Vanderhoff, diretor do Departamento de Saúde do estado, em um comunicado.
Atualmente, existem 490 incêndios em solo canadense, dos quais 255 são considerados fora de controle.
Segundo o Centro Interinstitucional de Incêndios Florestais daquele país, devido à intensidade dos acidentes, há dois dias foi batido o recorde de área queimada em um único ano, com 76.129 quilômetros quadrados de florestas e outras terras.
oda/ifs/cm