É o seu melhor patamar desde dezembro de 2015 e já acumula três sessões de valorização e tudo indica que nesta quarta somará a quarta.
O Banco do México indica em seu site que o preço de 17,0763 pesos por dólar à vista nessas primeiras horas representa uma valorização de 0,32%, equivalente a 5,55 centavos em relação à moeda norte-americana, em relação ao fechamento anterior.
Ele afirma que o peso mexicano chegou perto de quebrar o patamar de 17 unidades por dólar, mas só chegou perto. Nas últimas sessões acumulou ganho de 0,59 por cento, ou 10 centavos.
Assim, até agora este ano, a moeda nacional valorizou 12,5 por cento.
Por outo lado, o dólar tem perdido terreno face a várias moedas dos países desenvolvidos devido aos ajustamentos restritivos dos bancos centrais e à ratificação do objetivo de crescimento económico da China (5,0 por cento).
No entanto, a prudência continua a orientar os mercados financeiros, atendendo às tensões na Rússia e à fragilidade de alguns indicadores económicos, e de olho na reunião do banco central que se realiza esta semana em Portugal.
mem/lma / fav