Esta situação sanitária provocou o aumento da ocupação dos leitos de cuidados intensivos pediátricos e dos internamentos hospitalares “com tendência ascendente”, referiu.
Rando informou que 73% dos pacientes internados em centros de terapia intensiva pediátrica são devido a complicações com infecções respiratórias, causadas principalmente pelo vírus sincicial (VSR) e influenza.
A esse respeito, informou que duas crianças menores de cinco anos morreram nos últimos dias devido a essas complicações.
“Queremos evitar que haja mais”, argumentou a ministra ao fundamentar o seu pedido de suspensão das aulas na Inicial e Primária a partir da próxima segunda-feira, 3 de julho.
As autoridades educativas decidiram, por isso, antecipar as férias de inverno para esses níveis, que terão início na próxima segunda-feira e terão a duração de duas semanas.
“Há menos defesas das crianças devido à menor exposição a vírus devido à pandemia” da Covid-19, disse Rando, e reiterou que há maior circulação de vírus respiratórios em países vizinhos ou na região, como Paraguai e Chile. “O Uruguai não foi poupado”, concluiu.
mem/ool / fav