Cerca de 250 delegados de 18 países, incluindo Haiti, Colômbia, Índia, Costa Rica, Cuba e Argentina, estão participando da reunião na Cidade do México.
Entre os convidados de Ciego de Ávila estão a companhia de arte Latins Luli’s Productions, dirigida por Lupe Díaz, o conjunto de dança Zama, dedicado a destacar as danças camponesas cubanas, e a companhia Caminos Teatro.
O Inspirarte é um espaço cultural importante para apresentar o projeto sociocultural Corazón, que visa oferecer arte altruísta e curativa a crianças sem apoio familiar, disse Díaz.
No evento, a conselheira e psicóloga do Projeto, Nathaly Dueñas, compartilhará sua experiência em arteterapia, uma forma de oferecer apoio espiritual às crianças por meio de diferentes manifestações artísticas, a fim de alcançar momentos felizes em atividades saudáveis e amorosas.
“O evento nos dá a oportunidade de promover a segunda edição do Danzar en Casa, um evento que nasceu no ano passado em Veracruz, e também poderemos unir forças e fortalecer os laços de trabalho entre os dois países”, disse Díaz.
De acordo com a página oficial do festival Inspirarte no Facebook, a ideia é aproximar a dança e o folclore do público, gerar uma plataforma fértil para a expressão de artistas de destaque da região e fortalecer os processos culturais de cada nação por meio da troca de experiências.
rgh/nmt/bm