O presidente destacou o gesto de Pérez em sua conta no Twitter, que entregou a medalha de bronze à atleta mexicana que a conquistou na competição, mas não conseguiu obtê-la, já que uma norma de evento regional estabelece que três pessoas do mesmo país não podem ocupar o pódio.
“Em San Salvador os inimigos não se enfrentam, compete a grande família centro-americana que somos. Bravo deputada!”, destacou o presidente na referida rede social.
No último domingo, as caribenhas terminaram em quarto lugar na modalidade de pistola de ar 10 metros, atrás das mexicanas Andrea Ibarra, Alejandra Zavala e Alejandra Cervantes, ocupando a primeira, segunda e terceira posição, nessa ordem.
Porém, devido à polêmica regra do evento, o bronze da competição foi entregue à cubana, que não concordou com aquela decisão e a devolveu à Cervantes.
Não entendo a regra absurda de três atletas de um país não poderem subir ao pódio, se mereceram é melhor, não sei porque o bronze tem que ir para o quarto lugar, não ganhei essa medalha, não era minha, cabia a ela recuperá-la, disse Pérez à imprensa em meio à atenção gerada por esse fato.
Pérez ainda tem opções para somar resultados marcantes nestes Jogos, já que depois de amanhã terá que disputar a pistola 25 metros individualmente e por equipes, que, segundo declarou, “é a que mais gosto”.
mgt/mks/hb