23 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Alerta em Cuba sobre medicamentos falsificados

Alerta em Cuba sobre medicamentos falsificados

Havana, 30 jun (Prensa Latina) A Autoridade Reguladora de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos de Cuba (Cecmed) alertou sobre três medicamentos falsificados que circulam hoje no país caribenho.

Quanto ao cetotifeno falsificado -atribuído ao fabricante Stada- Cedmed aponta que provém do mercado informal do Haiti.

O número de identificação do NCD, único para medicamentos registrados nos Estados Unidos, sempre impresso no rótulo, não se encontra no Diretório daquele país, nem o código de barras na base de dados internacional correspondente.

As amostras recebidas revelam que não se trata de cetotifeno, mas sim de rosuvastatina cálcica, medicamento indicado para tratar o colesterol alto e prevenir ataques cardíacos e derrames.

Na outra amostra, os dados correspondem à prednisona, indicada para supressão de manifestações clínicas inflamatórias e alérgicas de diversas doenças.

A instituição lembra que o cetotifeno é utilizado na profilaxia de longo prazo da asma brônquica e bronquite alérgica; como profilaxia e tratamento de alergias multissistêmicas, rinite alérgica, conjuntivite alérgica e reações alérgicas na pele.

No mês que termina, o Cecmed também divulgou alertas sobre outros medicamentos falsificados, como o clonazepam, benzodiazepínico indicado para algumas variantes da epilepsia, e o neurobion, prescrito para adultos e pacientes com mais de 14 anos em estados de deficiência de vitaminas B1, B6 e B12.

A autoridade científica explica que durante o período de janeiro a maio de 2023, 18,5% das consultas recebidas foram relacionadas ao produto clonazepam, das quais 80% se revelaram falsas.

Os produtos relatados foram atribuídos aos fabricantes Mylan Pharmaceuticals Inc e Boehringer Ingelheim; também obtido no mercado informal, principalmente do Haiti como país de origem.

Em alguns casos, esses medicamentos causaram reações adversas após sua administração, indica a fonte citada pelo jornal Granma.

Como no caso anterior, não há correspondência do código no diretório de códigos NCD dos Estados Unidos; e Mylan Pharmaceuticals e o proprietário Boehringer Ingelheim não é produtor deste medicamento.

Neurobion é uma associação de vitaminas hidrossolúveis do complexo B: tiamina (vitamina B1), piridoxina (vitamina B6) e cianocobalamina (vitamina B12) para administração oral.

No entanto, após sua análise, o Cecmed detectou que o rótulo indica o produto para fortalecer os ossos, por aumentar a absorção de cálcio, o que não corresponde à composição ou indicação do neuróbio, além disso, o código de barras não está registrado no banco de dados internacional.

mem/joe/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES