Organizada pela Embaixada de Cuba na Costa Rica, estarão presentes na comemoração representantes do corpo diplomático latino-americano acreditado nesta nação centro-americana, grupos de solidariedade com a ilha caribenha, intelectuais e residentes cubanos.
O programa inclui a conferência magistral A Idade de Ouro, de Martí a Joaquín García Mongue, do mestrado em Estudos Latino-Americanos e professor da Universidade Nacional da Costa Rica, Nuria Rodríguez.
A acadêmica abordará sua pesquisa sobre o trabalho de compilação de obras de García Mongue em 1920, no qual tomou como precedente a revista de Martí dedicada a crianças e jovens, por sua seleção de textos latino-americanos e universais de diversos gêneros e temas.
José Martí chegou à Costa Rica pela primeira vez em 30 de junho de 1893, em Puerto Limón, na costa do Caribe, e voltou um ano depois.
Nessa época, vivia neste país o Tenente General do Exército de Libertação Antonio Maceo, onde chegou em 1891 e se estabeleceu em La Mansión, uma fazenda agrícola que fundou na cidade de Nicoya, na província nortenha de Guanacaste, junto com 100 outras famílias cubanas.
Ambos os revolucionários preparavam a chamada Guerra Necessária, iniciada em 24 de fevereiro de 1895, pela independência de Cuba do colonialismo espanhol.
jha/alb/ls