22 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Julgamento de Bolsonaro definirá seu futuro político recomeça Brasil

Julgamento de Bolsonaro definirá seu futuro político recomeça Brasil

Brasília, 30 jun (Prensa Latina) O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retoma hoje o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que pode cassá-lo por oito anos por seus ataques ao sistema de votação fora do país.

Com o placar de três a um, favorável à inelegibilidade de Bolsonaro, a sessão de quinta-feira foi suspensa e será retomada nesta sexta.

A audiência foi a terceira para análise do caso e foi iniciada com o voto do ministro Raul Araújo, que impôs divergência e rejeitou as acusações contra o ex-presidente de ultradireita.

“Numa democracia não há limites para o direito fundamental à dúvida. Todo cidadão é livre para duvidar”, argumentou Araújo.

Ele observou que concordou que Bolsonaro pode ter divulgado informações falsas sobre as eleições, mas não entendeu “a exigência de gravidade suficiente” para a condenação.

Em seguida, os ministros Floriano de Azevedo Marques e André Ramos Tavares votaram pela punição do ex-presidente. Com mais um parecer, chegaria a maioria na Justiça para condenar e restringir os direitos políticos do ex-chefe de Estado.

O porta-voz, ministro Benedito Gonçalves, votou nesta terça-feira a favor da sanção contra o ex-militar por abuso de poder político.

A corte julga Bolsonaro por seus ataques infundados ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas durante reunião com embaixadores em 18 de julho de 2022.

Transmitida pela televisão pública, naquela reunião o então presidente, diante de cerca de 40 diplomatas estrangeiros, exibiu ainda uma apresentação com desinformação sobre os receptáculos modernos para exercer o voto e sugeriu a participação das Forças Armadas para corrigir falhas no sistema de votação.

Ele questionou a integridade do método eleitoral e os ministros do TSE e do Supremo Tribunal Federal.

Diante dos fatos, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) ajuizou justiça eletiva contra Bolsonaro.

O PDT acusou o ex-pára-quedista e general Walter Braga Netto, que foi vice-candidato em sua fórmula para o sufrágio de outubro, de suposto abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação durante a campanha eleitoral.

Sobre as acusações contra Braga Netto, os quatro ministros votaram pela rejeição da denúncia.

Faltam os votos da ministra Carmen Lucía e de seus colegas Kassio Nunes Marques e Alexandre de Moraes, titular do tribunal.

mem/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES