Em uma mensagem no Twitter, Joshi pediu aos grupos políticos que contribuam para discussões produtivas sobre questões legislativas e outras.
Os meios de comunicação preveem uma sessão difícil devido ao cerramento dos partidos de oposição para formar uma frente única em busca da derrota do governamental Partido Bharatiya Janata (BJP), liderado por Narendra Modi, nas eleições de Lok Sabha (baixa da Câmara) no próximo ano.
Com este objetivo, pelo menos 30 representantes de mais de uma dezena de grupos políticos reuniram-se na cidade de Patna no final de junho para traçar um roteiro que lhes permita alcançar a vitória nas próximas eleições.
Durante o encontro organizado pelo ministro-chefe do estado de Bihar, Nitish Kumar, do Janata Dal (Estados Unidos); seu vice Tejashwi Yadav, do Rashtriya Janata Dal (RJD); o líder do Congresso Nacional Indiano (INC), Mallikarjun Kharge; e o chefe do RJD, Lalu Prasad, os participantes concordaram com a necessidade de união para cumprir sua missão.
Por outro lado, os especialistas destacam o impacto nas deliberações do Parlamento que a pressão de Modi por um Código Civil Unificado e medidas para intensificar as consultas sobre o assunto podem ter.
Espera-se também que o governo apresente um projeto de lei para substituir a Portaria do Governo do Território da Capital Nacional de Delhi (Emenda), que anula a decisão da Suprema Corte que dá às autoridades locais maior controle legislativo e administração de serviços.
Além disso, será analisado o projeto de Lei da Fundação Nacional de Pesquisa, que prevê a criação de uma nova agência financiadora para fortalecer a pesquisa nas áreas de ciência e tecnologia.
ro/lrd/ans