Nova Delhi, 1 Jul (Prensa Latina) As autoridades indianas reconheceram hoje a dedicação do pessoal de saúde durante a pandemia de Covid-19, em conexão com a celebração do dia nacional do médico.
Em uma mensagem no Twitter, o primeiro-ministro Narendra Modi expressou sua mais profunda gratidão a toda a comunidade médica pelo tema Celebrando Resiliência e Mãos que Curam.
Mesmo em meio a tempos sem precedentes, os médicos demonstraram o mais alto grau de coragem, abnegação e resiliência, enfatizou o presidente.
Sua dedicação vai além da cura; dá esperança e força à nossa sociedade, disse Modi.
O ministro-chefe de Kerala, Pinarayi Vijayan, estendeu suas saudações aos profissionais de saúde, chamando-os de pilares do setor de saúde pública.
Os esforços comprometidos dos médicos em manter o bem-estar de nossa sociedade os tornam pilares de nosso setor de saúde pública, ele twittou.
Vijayan também pediu a todos que apoiem o serviço exemplar dos médicos.
Amit Shah, secretário do Interior, também parabenizou aqueles que se dedicam à profissão altruísta de salvar vidas, dizendo que seu compromisso inabalável de servir a humanidade fez uma enorme diferença no mundo.
O Dia Nacional do Médico é comemorado em 1º de julho em toda a Índia em homenagem a Bidhan Chandra Roy (1882-1962), que foi médico e amigo pessoal de Mahatma Ghandhi e serviu como vice-ministro-chefe de Bengala Ocidental.
Chandra Roy estabeleceu vários hospitais e faculdades de medicina e introduziu reformas no sistema de saúde, pelas quais, em 4 de fevereiro de 1961, recebeu o maior prêmio civil do país, o Bharat Ratna.
Da mesma forma, a comemoração do Dia do Médico na Índia, instituído em 1991, é uma tentativa de valorizar e respeitar os profissionais, homenageando um de seus maiores representantes no país asiático e todos aqueles que lutam incansavelmente pelo progresso do setor.
ro/lrd/ans