Segundo ativistas locais citados pelo portal de notícias Athr Press, os militares do Pentágono introduziram nos últimos dias novos sistemas de armas e material logístico para fortalecer seus pontos militares nas áreas que ocupam nas províncias do nordeste de Deir Ezzor e Hasakeh.
As fontes especificaram que esses reforços foram enviados em caminhões cobertos das bases americanas em Raqqa e Hasakeh, e foram para as cidades de Al-Baghouz, al-Shafah, Abu Hammam, Gharanij, Hajin e Al-Kashkiya, na margem do rio Rio Eufrates, em frente às posições do exército sírio e seus aliados.
Washington tem pelo menos uma dúzia de bases na Síria, principalmente nos campos de petróleo e gás na região nordeste de Al-Jazeera, principalmente em Hasakeh, enquanto mantém uma na área de Tanef, na fronteira com o Iraque, para impedir qualquer comunicação terrestre entre esses dois países.
O governo de Damasco denunciou repetidamente essa presença não autorizada, que descreveu como uma ocupação, e garantiu que as ações de Washington encorajam a atividade terrorista.
mem/fm/ml