Havana, 1 Jul (Prensa Latina) A Sociedade Econômica de Amigos do País (SEAP) realizará hoje aqui um workshop sobre cooperativas e economia social e solidária, para trocar opiniões e propostas sobre o tema.
Este evento, organizado pela Seção de Economia e Ciência da SEAP, acontecerá no contexto do 230º aniversário dessa sociedade -uma das organizações não governamentais mais antigas de Cuba- e em comemoração ao Dia Internacional das Cooperativas, instituído pelo ONU em 1995.
A Resolução 49/155, de 7 de fevereiro daquele ano, da Assembleia Geral da ONU, incentiva os governos, ao formularem estratégias nacionais de desenvolvimento, a estudarem a fundo as possibilidades oferecidas pelas cooperativas para contribuir para a solução de problemas econômicos, sociais e ambientais.
Também considerar a possibilidade de revisão das limitações legais e administrativas que são impostas às atividades das cooperativas.
Além disso, o documento convida os órgãos governamentais, em colaboração com cooperativas e outras organizações relevantes, a desenvolver programas destinados a melhorar as estatísticas sobre a contribuição dessas formas de gestão para as economias nacionais.
Participarão do workshop especialistas da SEAP, das Universidades de Havana e Pinar del Río, do Instituto de Filosofia, da Associação Nacional de Economistas e Contadores de Cuba (ANEC) e de outros centros.
Segundo seus organizadores, as opiniões e propostas formuladas no evento serão publicadas em memória eletrônica. contendo comunicações, apresentações, bem como o resumo da troca de opiniões e recomendações.
A SEAP tem entre seus desafios cultivar ainda mais sua história, sua atuação em dois séculos e ocupar um espaço maior no processo de transformação que está ocorrendo no país e no trabalho comunitário.
Sua missão social inclui a mobilização da comunidade científico-técnica com base nos objetivos traçados pela Revolução Cubana.
Também promover a troca e o debate plural de opiniões para formar critérios sobre questões relacionadas à promoção da educação, ciência, cultura e proteção do meio ambiente.
ro/rs/ans