“É uma grande honra marcar hoje a Missão de Trem da IGAD, um marco para a integração regional, ligando a cidade de #Djibouti a #AddisAbaba. Esse projeto aprofundará os laços de migração de mão de obra, comércio e turismo, alinhando-se à nossa Visão 2050”, escreveu Gebeyehu em sua conta no Twitter.
Ele também agradeceu a todos os envolvidos com o órgão regional africano para promover colaborações transfronteiriças.
Participaram da cerimônia de despedida o embaixador da Etiópia no país, Berhanu Tsegaye, o secretário-geral do Ministério do Interior do Djibuti, Sirag Omar Abdulkader, entre outras autoridades locais.
Na última quinta-feira, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Etiópia, Meles Alem, disse em uma coletiva de imprensa que o grupo de 112 pessoas ficará em Adis Abeba até 7 de julho para discussões públicas e para participar da Iniciativa Legado Verde.
Alem revelou que o grupo é composto por acadêmicos, jornalistas, pessoas influentes, cidadãos idosos e outros membros da sociedade djibutiana. Ele disse que a visita desempenhará um papel positivo em termos de construção da imagem nacional e diplomacia econômica que o governo etíope está enfatizando.
A segunda fase da Green Legacy Initiative foi lançada em 8 de junho pelo primeiro-ministro Abiy Ahmed com o plantio de seis bilhões de árvores em todo o país. A expectativa é atingir 25 bilhões, um número semelhante ao registrado na primeira fase.
Ahmed revelou em sua conta no Twitter que o tema é “Plant our future today” (Plante nosso futuro hoje) e lembrou que esse projeto é a abordagem local para combater a mudança climática e a degradação ambiental, além de criar oportunidades de trabalho.
Esse programa de reflorestamento para combater as mudanças climáticas no país africano, cuja primeira edição foi em 2019, tem como objetivo enfrentar os desafios ambientais promovendo uma cultura verde.
De acordo com relatórios oficiais, mais de quatro bilhões, cinco bilhões e seis bilhões de mudas foram plantadas em todo o país em 2019, 2020 e 2021, respectivamente, incluindo 353 milhões em um dia no primeiro ano, considerado um recorde mundial.
rgh/nmr/mb