Malatji, 30 anos, foi eleito sem oposição pelos cerca de dois mil delegados da organização reunidos no Centro de Exposições Nasrec, em Johanesburgo, para seu 26º Congresso.
Também sem oposição, Phumzile Mgcina foi eleito o novo vice-presidente; Mntuwoxolo Ngudle, o novo secretário-geral; Olga Seate, a segunda vice-secretária; e Zwelo Masilela, o tesoureiro-geral.
O atual congresso da Ancyl é o primeiro a ser realizado em oito anos.
Os analistas acreditam que a eleição de uma nova liderança consolida a posição do Ancyl como um importante pilar do CNA antes das próximas eleições gerais do país em 2024.
Nessas eleições, o CNA, a principal força política da África do Sul, atualmente no governo, espera prevalecer sobre os dois principais partidos de oposição, a Aliança Democrática (AD) e os Combatentes da Liberdade Econômica.
A CNA Youth League (Liga da Juventude do CNA) tem como objetivo “unir e orientar homens e mulheres jovens para confrontar e abordar os problemas enfrentados pelos jovens e garantir que os jovens façam uma contribuição plena e rica para o trabalho do CNA e para a vida da nação”.
A organização funciona como um órgão autônomo dentro da estrutura geral do CNA, da qual é parte integrante, com seu próprio estatuto e regulamentos, desde que não entrem em conflito com os estatutos e as políticas da entidade política.
rgh/mv/mb