De acordo com a organização, que se baseia nos últimos dados não auditados do Central Energy Fund, um litro de gasolina custará entre 17 e 25 centavos de rand a menos (aproximadamente 0,01 a 0,013 dólar).
A AA lembra que esses custos são oficialmente calculados e ajustados na primeira quarta-feira de cada mês pelo Departamento de Recursos Minerais e Energia, a única entidade que regula e define os preços dos combustíveis na África do Sul.
Por outro lado, a AA estima que os preços do diesel poderão aumentar em cerca de 20 centavos de dólar por litro (cerca de US$ 0,011).
Uma redução nos preços da gasolina é, naturalmente, uma boa notícia e trará algum alívio para os consumidores que estão sofrendo, diz a associação.
Entretanto, ele observa que o aumento do diesel significa que os custos de insumos, entre outros setores, nos setores agrícola e de manufatura, também devem aumentar, o que pode resultar em preços mais altos para os consumidores.
Os preços de varejo dos combustíveis são ajustados para os valores internacionais médios do último mês, bem como para a taxa de câmbio do rand em relação ao dólar americano.
jf/mv/bm