O relatório enfatiza fortemente a implementação da economia circular em todos os países do velho continente. Esse conceito leva em conta o fato de que a UE produz mais de 2,5 bilhões de toneladas de resíduos por ano.
As instituições da UE estão trabalhando para reformar a estrutura legislativa a fim de promover uma mudança do atual modelo linear de gestão de resíduos para uma economia verdadeiramente circular, diz o relatório da UE.
É um modelo de produção e consumo que envolve o compartilhamento, o aluguel, a reutilização, o reparo, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes com a maior frequência possível para criar valor agregado. Dessa forma, o ciclo de vida dos produtos é ampliado.
A esse respeito, o relatório lembrou que cada vez mais pessoas estão se conscientizando da importância de reutilizar, reduzir e reciclar objetos, embora no momento o nível dessa atividade ainda não corresponda às necessidades.
Tal proposta faz parte do conjunto de elementos que estão atualmente sobre a mesa no velho continente para tratar de situações econômicas e como uma questão adicional e integrada para resolver problemas como a inflação, disseram eles.
ro/rfc/bm