Ao discursar por videoconferência na 23ª cúpula daquele fórum, o presidente considerou necessário garantir o acesso igualitário no mundo às oportunidades de desenvolvimento e se opor ao protecionismo, sanções unilaterais e ações voltadas para o rompimento das cadeias produtivas industriais.
Ele denunciou o abuso e a generalização do conceito de segurança nacional, a politização das operações comerciais e a dissociação em um mundo cada vez mais interconectado.
Por outro lado, exortou a manter a paz e a segurança na zona, bem como a apostar no diálogo face às diferenças e conflitos mais candentes.
Xi propôs aumentar os contatos interpessoais, praticando o verdadeiro multilateralismo e abrindo novos projetos colaborativos em setores como cultura, educação, saúde e esportes.
Entre outras questões, ele parabenizou o presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev por assumir a liderança rotativa do Conselho de Chefes de Estado da SCO e espera que o bloco alcance maiores sucessos na integração da área.
A vigésima terceira cúpula do grupo realizou-se em formato virtual, com a Índia à frente e com a participação de personalidades do país anfitrião, China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Tajiquistão e Uzbequistão.
Durante a reunião, o Irã se juntou ao grupo como membro pleno.
A OCS foi criada em 2001 com o objetivo de fortalecer a segurança e a cooperação econômica, comercial, política, científica e cultural na área.
mem/ymr/sg