Sancti Spíritus, 4 jul (Pensa Latina) Começará hoje no município de Taguasco a XXIX Cruzada Teatral pela Rota do Che, um evento cultural que chegará aos oito municípios dessa província central até seu encerramento no próximo mês de agosto.
Isso foi confirmado em uma coletiva de imprensa por Juan Carlos González, presidente do Conselho de Artes Cênicas desse território, que acrescentou que cerca de 125 apresentações estão planejadas e descreveu o evento como uma celebração do teatro na comunidade.
As seis companhias do catálogo da província, incluindo Paquelé, Dador Teatro e Parabajitos, e o Conjunto Folclórico de Trinidad Leyenda Folk, que este ano comemora seis décadas dedicadas à preservação das raízes afro-cubanas mais autóctones, participarão, disse ele.
Esse grupo de música e dança da cidade sulista de Trinidad, cujo centro histórico foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988, foi convidado pela primeira vez e oferecerá apresentações folclóricas, disse ele.
Os mágicos e palhaços trarão um toque de alegria, com um repertório muito atraente, e os bairros vulneráveis e as comunidades de difícil acesso desfrutarão de peças como Historia de burro, Un mundo imaginario, Teatro a la carta e Juguemos al circo, explicou.
O Teatro La Trinidad apresentará as histórias de La Familia Tosco, “um dos espetáculos mais antigos, que nunca envelhece porque nunca são as mesmas histórias”, disse ele.
Corazón Martiano, é um show que estreou em 28 de janeiro passado, no 170º aniversário do nascimento do Herói Nacional José Martí (1853-1895), considerado o mais universal dos cubanos, uma homenagem que está sendo desenvolvida ao longo deste ano, disse ele mais tarde.
A XXIX Cruzada Teatral por la Ruta del Che terminará no final de agosto em Sancti Spíritus, disse ele, e destacou o apoio das mais altas autoridades da província para que, apesar da situação econômica pela qual Cuba está passando, essa atividade possa ser realizada.
mem/mpg/bm