Na cimeira, que decorreu em formato virtual sob a presidência da Índia, os participantes apoiaram neste sentido a Declaração de Deli e os documentos sobre a cooperação no domínio da transformação digital e o confronto com a radicalização relacionada com o separatismo, o extremismo e o terrorismo, as relações diplomáticas fontes relataram em uma conferência de imprensa.
Também houve consenso dos representantes dos países membros do bloco com outros dez textos relacionados às prioridades estabelecidas pela Índia, garantiu Vinay Kwatra, secretário de Relações Exteriores, à imprensa nacional e estrangeira.
Os participantes também comemoraram a união do Irã como estado membro do bloco que também integra formalmente Índia, China, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Paquistão, Tadjiquistão e Uzbequistão, explicou.
Segundo o diplomata, os dirigentes felicitaram também o arranque do processo da Bielorrússia, que deverá terminar em 2024, disse.
Quando a Índia assumiu a presidência da OCS em setembro de 2022, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, articulou como objetivos o trabalho conjunto para fortalecer a segurança, o desenvolvimento econômico, a conectividade, a unidade, o respeito à soberania e integridade territorial e o meio ambiente, lembrou Kwatra. .
Da mesma forma, o trabalho do país asiático centrou-se também na promoção de canais de cooperação nos setores da inovação e medicina tradicional, inclusão digital, empoderamento da juventude e de forma a evidenciar a herança Budista Compartilhada, destacou. .
Anteriormente, na abertura da Cúpula, Modi destacou o papel da Organização de Cooperação de Shanghái como uma plataforma para a preservação da paz, prosperidade e desenvolvimento da Eurásia.
O dignitário também alertou sobre a ameaça que o terrorismo representa para a paz regional e mundial, e exortou-nos a lutar juntos contra este flagelo sem duplicidade.
Ele descreveu como uma herança compartilhada os laços culturais e interpessoais que a Índia mantém com a região há milhares de anos.
Além dos altos dignitários dos Estados Unidos, a Mongólia participou do grande evento como observadora, e o Turquemenistão como convidado, corroborou Kwatra.
Estiveram presentes o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, bem como a liderança da OCS, da Associação das Nações do Sudeste Asiático e dos Estados Independentes da Commonwealth.
Também houve representação da Organização do Tratado de Segurança Coletiva, da União Econômica da Eurásia e da Conferência sobre Medidas de Interação e Fortalecimento da Confiança na Ásia.
mem/lrd/ls