Cinco exemplares machos e nove fêmeas constituem o lote, que nos próximos dias vai passar por um processo de adaptação às condições climáticas da localidade, explicou o administrador do município do Tombwa, Abelardo Lemba, ao Angola Press (Angop) agência.
A área de Lona pertence ao referido território na província meridional do Namibe; por seu valor em termos de biodiversidade, recebeu o estatuto de reserva natural em 1937 e em 1964 foi classificado como Parque Nacional.
Em declarações à Angop, Lemba explicou que o objetivo fundamental da inserção de animais adultos, como as girafas da Namíbia, é conseguir a reprodução da espécie no novo habitat.
Segundo o responsável, o repovoamento do parque constitui uma prioridade do Governo devido à redução substancial da fauna local devido a diversos fatores, entre eles, a caça furtiva.
Com uma extensão territorial de 15 mil quilômetros quadrados, a demarcação caracteriza-se pela posse de dunas móveis, extensas planícies e serras com abruptas falésias.
Gazelas, órix, avestruzes, zebras e outros espécimes habitam a área, também considerada de grande valia para a promoção do turismo nacional e internacional.
oda/mjm/cm