Segundo a entidade, o primeiro protótipo do Tu-160M desenvolvido pela empresa Tupolev (parte da CUA) deu início ao programa de testes estatais conjuntos realizados por tripulações compartilhadas do Ministério da Defesa da Rússia e do desenvolvedor.
O Tu-160M é equipado com armas modernas, sistema de guerra eletrônica e equipamentos eletrônicos desenvolvidos com tecnologias avançadas.
O primeiro protótipo foi criado no contexto de um programa em larga escala de modernização de sistemas de aviação de longo alcance, que está sendo executado pela Tupolev.
O Tu-160M (nome do relatório da OTAN: Blackjack) é uma versão aprimorada da aeronave Tu-160 desenvolvida na União Soviética.
A aeronave ganhou o apelido de “Cisne Branco” e, junto com o Tu-95MS, forma a base da moderna frota de aeronaves de longo alcance das Forças Aeroespaciais Russas.
O Tu-160 é conhecido por ser o maior avião supersônico da história da aviação militar e o mais pesado do mundo capaz de transportar mísseis de cruzeiro com ogivas nucleares.
A União Soviética decidiu criar este navio em resposta ao aparecimento do bombardeiro intercontinental americano Rockwell B-1 Lancer.
Mais cedo, o complexo militar-industrial russo revelou à margem da feira internacional Aero Índia 2023 que o segundo bombardeiro estratégico Tu-160M recém-projetado havia sido enviado para a estação de testes de voo e um terceiro modelo estava em construção.
mem/gfa / fav