É sobre eu tenho sonhos elétricos, longa-metragem de estreia de Valentina Maurel, vencedor do Anjo Azul de Melhor Realizador atribuído pelo Art Film Fest KoÅíice daquela nação europeia.
Também premiado com o prêmio Horizontes del 70 Donostia Zinemaldia, no Festival de San Sebastián, na Espanha, o filme foi lançado em agosto de 2022 no Festival de Cinema de Locarno, no qual conquistou diversos prêmios: melhor direção e melhor atuação feminina e masculina.
Desde então, em sua jornada no último ano para filmar compromissos de todas as latitudes, tanto a diretora quanto seus protagonistas ganharam várias distinções em festivais como o Festival Latino-Americano de Biarritz, Cineuropa e Leeds International Film.
A estes se somam o Festival Internacional Antofacine, o de Bogotá, o Festival de Cinema Latino-Americano de Quito e o Luxembourg City Film, entre os mais significativos.
O outro filme premiado no festival eslovaco foi Domingo y la niebla (2022), do diretor Ariel Escalante, segundo filme de seu diretor.
Estreado em maio passado na 75ª edição do Festival de Cinema de Cannes, foi o único ibero-americano a ser indicado para duas das principais seções deste certame, e o primeiro da Costa Rica a ser selecionado para Un Certain Regard, a seção deste prestigioso concurso.
O Ministério de Relações Exteriores e Culto da Costa Rica parabenizou as equipes de trabalho dos filmes premiados e seus criadores pelos prêmios neste concurso que foi realizado de 16 a 23 de junho em suas páginas oficiais nas redes sociais.
jf/alb / fav