26 de December de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

A mudança climática aumenta sua intensidade na América Latina

a-mudanca-climatica-aumenta-sua-intensidade-na-america-latina

A mudança climática aumenta sua intensidade na América Latina

Genebra, 8 jul (Prensa Latina) Com o aquecimento e o aumento do nível do mar, os eventos meteorológicos extremos e os choques climáticos na América Latina e no Caribe estão se intensificando em frequência e gravidade, advertiu hoje a OMM.

Um novo relatório regional da Organização Meteorológica Mundial (OMM) mostrou que, nos últimos 30 anos, as temperaturas aumentaram em média 0,2 graus Celsius por década, a maior taxa já registrada.

O estudo destacou o ciclo vicioso de impactos crescentes nos países e nas comunidades locais e exemplificou como a seca prolongada levou a um declínio na produção de energia hidrelétrica em grande parte da América do Sul e a um aumento muito forte na demanda por combustíveis fósseis em uma região com um grande potencial inexplorado de energia renovável.

Além disso, explicou que o calor extremo combinado com os solos secos levou a incêndios florestais sem precedentes no meio do verão de 2022, fazendo com que as emissões de dióxido de carbono atingissem o máximo em 20 anos e, consequentemente, temperaturas ainda mais altas.

A OMM também alertou que o derretimento das geleiras piorou, ameaçando os ecossistemas e a futura segurança hídrica de milhões de pessoas.

Ela acrescentou que, durante o verão do ano passado, houve uma perda quase total da cobertura de neve nas geleiras da região central dos Andes, de modo que as camadas mais escuras e sujas das geleiras absorveram mais radiação solar, o que, por sua vez, acelerou o derretimento.

Como resultado, ciclones tropicais, chuvas fortes e inundações, bem como secas severas de vários anos, causaram perdas de vidas e prejuízos econômicos de vários bilhões de dólares até 2022, informou a OMM.

O aumento do nível do mar e o aquecimento dos oceanos representam riscos crescentes para os meios de subsistência, ecossistemas e economias nas áreas costeiras, alertou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Ele observou que muitos dos eventos extremos foram influenciados pelo episódio de La Niña de longa duração, mas esclareceu que eles também são característicos da mudança climática devido à atividade humana.

O chefe da agência da ONU previu que um novo episódio de El Niño elevará as temperaturas e trará mais eventos climáticos extremos, e disse que é por isso que a iniciativa Early Warnings for All será essencial para proteger vidas e meios de subsistência.

Para a OMM, os setores prioritários para adaptação e mitigação das mudanças climáticas na América Latina e no Caribe são agricultura e segurança alimentar, além de energia.

mem/crc/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES