Chefes de Estado e de Governo, CEOs, chefes de órgãos regionais e líderes mundiais participarão do evento para assinar o 4D Compact da UA para acelerar os projetos emblemáticos de sua Agenda 2063.
A Agenda 2063, lançada há oito anos, é o plano e a estrutura de desenvolvimento central para os 55 países da África, e a iniciativa 4D, por outro lado, é um mecanismo para implementar alguns dos elementos da agenda por meio da mobilização das principais partes interessadas públicas e privadas.
O fórum é uma reunião dos principais formuladores de políticas da África em vários setores para acelerar a realização das metas de integração do mercado único e prosperidade em todo o continente. Este ano, a Iniciativa 4D ocupa o centro do palco em Boma.
A UA disse que o 4D Compact tem como objetivo alavancar dezenas de milhões de dólares das principais instituições financeiras de desenvolvimento africanas e globais para financiar inovadores, start-ups, pesquisadores, pequenas e médias empresas.
Da mesma forma, essas empresas derivadas de universidades desempenharão um papel mais ativo na busca de tornar a África autossuficiente em tecnologias e commodities vitais, como vacinas, produtos biofarmacêuticos, sistemas de inteligência artificial e aplicações genômicas.
Outro objetivo é uma estratégia para aprofundar as sinergias transfronteiriças e intersetoriais nos domínios público e privado da África para criar empregos inteligentes no contexto de disputas geopolíticas emergentes sobre cadeias de suprimentos, minerais essenciais e transições climáticas.
Também estão presentes o presidente da União Africana e presidente das Comores, Azali Assoumani, o ex-presidente nigeriano Olusegun Obasanjo e o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom.
mem/nmr/glmv