Um distúrbio no oeste provocou fortes chuvas nas cidades do norte, que sofreram inundações e deslizamentos de terra, explicou o Departamento de Meteorologia da Índia (IMD).
Segundo relatos, várias pessoas morreram em incidentes associados ao mau tempo.
Em Delhi, uma mulher morreu quando o telhado de seu apartamento desabou com a água; Em Chittorgarh, Rajasthan, um casal morreu após ser atingido por um choque elétrico e dois homens morreram afogados em Sawai Madhopur, disse a polícia.
Para este domingo o IMD prevê a continuação de fortes chuvas, em alguns casos de extrema intensidade, para Delhi, Haryana, Himachal Pradesh, Uttarakhand, Rajasthan, Punjab e Jammu e Caxemira.
Deslizamentos de terra e inundações repentinas também bloquearam várias estradas nos distritos de Shimla, Sirmaur, Lahaul e Spiti, Chamba e Solan.
As autoridades adiaram o Amarnath Yatra, a peregrinação anual ao santuário hindu em Jammu, até novo aviso depois que chuvas incessantes e deslizamentos de terra deixaram mais de 3.000 veículos presos por cortes na rodovia Srinagar-Jammu.
Ao sul, chuvas incessantes também atingiram muitas áreas, levando o centro meteorológico a emitir um alerta em quatro distritos de Kerala e Karnataka.
mem/lrd/hb