Conforme confirmado pelo Ministério de Comunicação e Imprensa, o evento será realizado às 15h00, horário local, na cidade de Salliqueló, pertencente à província de Buenos Aires, e coincide com as comemorações do Dia da Independência desta nação.
Segundo dados oficiais, o gasoduto tem uma extensão total de 573 quilômetros e permitirá aumentar a disponibilidade desse hidrocarboneto a preços competitivos.
Além disso, gerou 10.000 empregos diretos e outros 40.000 indiretos na construção e produção planejada da jazida Vaca Muerta.
Em comunicado, a empresa Energía Argentina precisou que a obra pode ser considerada histórica, permitirá a transformação da matriz produtiva, ampliará a capacidade de transporte de gás e gerará uma economia anual de 4,2 bilhões de dólares com a substituição de importações.
Por sua vez, o presidente recentemente enfatizou que dará independência e soberania à Argentina.
Esse projeto foi falado muitas vezes e nunca começou. Começamos em plena pandemia de Covid-19 e terminamos em tempo recorde. Atravessa todo o país, desde os Andes até o centro de Buenos Aires. Depois vem uma segunda parcela, cuja licitação será feita antes do fim deste governo para poder exportar para o Brasil e Uruguai, disse.
mem/gas/hb